Com a quarentena decorrente da pandemia do COVID-19, muitos profissionais passaram a trabalhar de suas casas – e muitos pela primeira vez. Mas, apesar da situação excepcional, a prática do home office é uma tendência mundial e futuramente pode se tornar regra, e não exceção. Assim, nós da Evolui Tecnologia preparamos 6 dicas que podem ser muito úteis para quem busca manter o ritmo de trabalho e ser mais produtivo hoje e, quem sabe, também no futuro.
O que é home office?
Home office é um termo em inglês que, traduzido literalmente, significa "escritório em casa". É, portanto, o que chamamos de trabalhar em casa. Ao ser aprovada a lei da terceirização dos serviços, essa prática ganhou força aqui no Brasil. Empresas com sedes em cidades grandes também já adotaram essa forma de trabalho com o objetivo de, entre outros, evitar perdas de tempo com deslocamento, além de economia em água, luz e aluguéis de grandes ambientes. A facilidade de comunicação trazida pela evolução tecnológica também foi fator determinante para a viabilidade do home office.
Assim, hoje, não só grandes empresas, mas profissionais autônomos de diversas áreas também aderiram ao home office.
Com a situação de pandemia atual - onde há necessidade de se trabalhar em distanciamento social, a prática ganha ainda mais força. Afinal, é importante que empresas não parem e garantam, ao mesmo tempo, a saúde dos funcionários. Mas trabalhar de casa, sem colegas e supervisores por perto, muitas vezes com esposa/marido e filhos próximos, pode ser uma tarefa difícil.
Com a situação de pandemia atual - onde há necessidade de se trabalhar em distanciamento social, a prática ganha ainda mais força. Afinal, é importante que empresas não parem e garantam, ao mesmo tempo, a saúde dos funcionários. Mas trabalhar de casa, sem colegas e supervisores por perto, muitas vezes com esposa/marido e filhos próximos, pode ser uma tarefa difícil.
Por isso preparamos 6 dicas para facilitar o seu home office. Confira:
1: A rotina é sua amiga
Mesmo que haja uma certa flexibilidade no seu tipo de trabalho, estabeleça horários de trabalho fixos. Um cronograma claro sobre quando trabalhar e quando encerrar o dia ajuda a manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, além de facilitar a comunicação com os colegas, pois eles saberão quando (ou não) te encontrar. Caso seu trabalho permita uma rotina mais flexível, procure fazer com que essa flexibilidade seja uma exceção, e não a regra. Tente ao máximo seguir a rotina.
2: Defina sua lista de afazeres
Já ouviu falar na técnica Pomodoro? Ela consiste em um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. Trata-se da utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. A técnica deriva seu nome da palavra italiana pomodoro (tomate), como referência ao popular cronômetro gastronômico na forma dessa fruta. O método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental.
Passos:
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Escolher e listar as tarefas a serem executadas (dica 2);
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Ajustar o cronômetro para o tempo desejado. Geralmente utiliza-se 25 minutos, mas é possível adapta-lo à sua realidade. Recomenda-se não ultrapassar 1 hora;
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Escolher a tarefa inicial;
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Trabalhar na tarefa escolhida até que o alarme toque. Se alguma distração importante surgir, anotá-la e voltar o foco imediatamente de volta à tarefa;
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Quando o alarme tocar, fazer uma marcação em um papel para contabilizar a quantidade de intervalos;
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Se houver menos de 4 marcações, fazer uma pausa curta (3-5 minutos);
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Depois da quarta marcação, fazer uma pausa mais longa (15-30 minutos), zerando a contagem de marcações e retornando ao passo 1.
Existem diversos sites e apps que podem te ajudar a colocar em prática a técnica Pomodoro. Dentre vários, destacam-se o Tomato Timer, o Pomello e o Focus To-do.
Para quem está habituado a trabalhar 4 ou 5 horas sem uma pausa sequer, pode parecer pouco produtivo. Porém, em indivíduos que trabalham por longas jornadas, o estado de alerta nunca é desligado. Quando o profissional fica muito tempo sob essa tensão, seu organismo e seu cérebro não conseguem voltar ao estado normal. Com estresse elevado, o cérebro não consegue ativar as funções de criatividade ou elaboração. Por isso descansar é tão importante.
Para quem está habituado a trabalhar 4 ou 5 horas sem uma pausa sequer, pode parecer pouco produtivo. Porém, em indivíduos que trabalham por longas jornadas, o estado de alerta nunca é desligado. Quando o profissional fica muito tempo sob essa tensão, seu organismo e seu cérebro não conseguem voltar ao estado normal. Com estresse elevado, o cérebro não consegue ativar as funções de criatividade ou elaboração. Por isso descansar é tão importante.
3: Evite distrações
Se você tem filhos, esposa, animais de estimação ou algo semelhante, estabeleça limites para eles. Crianças aprendem cedo, então comece cedo a deixar claro que, embora você esteja em casa, aquele é seu local de trabalho. Além disso, resolver problemas pessoais durante o horário de trabalho também é errado. Você e as pessoas têm de entender que você está trabalhando, caso contrário, tais distrações podem interferir em sua produtividade.
4: Organize seu ambiente
É indicado que, no home office, a pessoa tenha um espaço separado para fazer o papel do seu escritório. Como em muitos casos isso não é possível (especialmente em casos de emergência, como o atual), é recomendado que o espaço esteja, ao menos, organizado. Por exemplo, se sua mesa de trabalho for a mesa de jantar, tire tudo que estiver em cima dela e organize suas coisas. Procure deixar seu local de trabalho o mais parecido possível com o local da empresa onde você trabalhada, ou seja, mantenha seu ambiente o máximo possível com "cara de escritório".
5: Converse
Estabeleça interações com quem quer que seja que você trabalhe. O trabalho remoto pode ser uma armadilha se você se tornar apenas o colaborador atrás do computador. Quando possível, faça reuniões com colegas, chefes, clientes ou fornecedores. Lembre-os de que você existe. Essa dica é útil também para que você se mantenha informado e informe aos colegas sobre quais atividades cada um está desempenhando.
6: Saia do ambiente trabalho ao encerrar o expediente
Levar trabalho para casa pode ser estressante, certo? Mas e quando o trabalho é na sua casa? Se sua jornada de trabalho chegou ao fim, levante-se e saia do ambiente de trabalho, mesmo que ele fique em sua sala. O importante é não se tornar um refém do trabalho dentro de sua própria casa. Se você decidiu que sua jornada de trabalho acaba às 18h, levante da cadeira nesse horário e vá fazer algo que não seja trabalho, afinal, se você precisasse se locomover para o escritório todo dia não estaria disponível 24 horas por dia, não é mesmo?
Essas foram as dicas da Evolui para você. Até a próxima!