GESTÃO PATRIMONIAL (RFID)
O que é, sua importância e os diferenciais que a solução AEROS oferece para sua empresa.
Este sistema faz parte do Núcleo de Materiais
O QUE É?
A Gestão Patrimonial da Evolui Tecnologia possibilita gerenciar todo o ativo da instituição, bens móveis e imóveis, desde a sua aquisição, movimentação, depreciação ou valorização e eventual baixa.
O módulo de controle patrimonial além de promover rastreabilidade sobre todos os bens ativos da instituição também é responsável por gerar as informações de contabilização patrimonial do ativo.
FUNCIONALIDADES
Confira as principais funcionalidades pertencentes a esse sistema
Cadastro do Patrimônio.
Incorporação de bens patrimoniais individualmente ou em lote.
Movimentação do Patrimônio.
Baixa do Patrimônio.
Pesquisa de Localização do Patrimônio.
Bens em Estoque.
Depreciação/Valorização do Patrimônio.
Transferências de Patrimônios.
Inventário Patrimonial.
Integração com Sistema de Contabilidade.
O RFID NA GESTÃO PATRIMONIAL
O QUE É RFID?
As tags RFID (do inglês "Radio-Frequency IDentification") surgiram como uma melhor alternativa em relação ao código de barras, principalmente pela capacidade de leitura e escrita, incluindo grandes distâncias e a possibilidade de múltiplas leituras simultâneas. Hoje, muito mais conhecida e utilizada, a tecnologia RFID está presente em itens mobiliários, veículos, animais, árvores, documentos, livros e muitos outros itens.
COMO FUNCIONA?
Uma tag RFID nada mais é do que um pequeno armazenador de dados. Esses dados são transmitidos a um leitor quando sensibilizadas pelo mesmo. O propósito é o de guardar informações relevantes do objeto ao qual está fixada, para que, quando lida, forneça informações de forma mais eficiente que a de um código de barras comum.
VANTAGENS
A tecnologia RFID traz grandes vantagens na gestão patrimonial, como: maior controle sobre a situação e localização dos bens; maior segurança na tramitação dos itens; mais transparência, com inventários mais apurados; automatização das tarefas de inventário, localização e organização dos bens; economia de tempo pela rápida leitura das tags.
Assim, visando garantir maior agilidade, confiabilidade e segurança na execução do inventário e mantenimento dos bens, o sistema de Patrimônio poderá utilizar-se da tecnologia RFID em suas atividades.