• (16) 3516-2700
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Seg - Sex 8:00 - 17:30

Blog

5 Dicas para você economizar na quarentena

5 Dicas para você economizar na quarentena

Com o isolamento social que visa combater o avanço da Covid-19, muitos brasileiros estão preocupados com o aumento de determinados custos. Pensando nisso, a Evolui Tecnologia trouxe 5 dicas para você economizar nesse momento difícil. Confira:

1: Evite o comércio virtual

O fechamento de grande parte do comércio físico somado à permanência dos brasileiros em casa por mais tempo, forma uma mistura perigosa: uma necessidade psicológica de novidades aliada ao aumento da disponibilidade de tempo para acesso à internet. Em resumo: as pessoas estão buscando algo que lhes traga prazer nesse momento de quarentena, e a compra online pode ser um perigoso antídoto.

Evite acessar sites de venda pela internet nesse período. Eles podem aumentar e muito os seus gastos, e muitas vezes com produtos que serão desnecessários em sua vida. Foque no básico enquanto esse período durar e até mesmo depois dele, pois as incertezas econômicas do Brasil pós-pandemia poderão estender o período de dificuldades financeiras do brasileiro.

2: Dê preferência à uma alimentação barata e saudável

Quem já foi ao mercado nos últimos meses percebeu que a maioria dos produtos sofreu reajuste de preço, principalmente os produtos de higiene.

Aproveite esse momento e revise sua alimentação. Dê preferência a alimentos que são ao mesmo tempo baratos e saudáveis. Água, sucos naturais, frutas, legumes e verduras ainda são alimentos acessíveis e que fazem bem à saúde. Assim, além de economizar, você melhora sua saúde.

3: Faça compras para outras pessoas

Nesse momento de pandemia, ficar em casa o maior tempo possível é fundamental, já que aglomerações podem aumentar a transmissão do vírus.

Quando for necessário sair para fazer compras, pergunte a amigos e familiares se eles precisam de algo. Fazendo a compra por eles, você garante que menos pessoas estejam expostas ao vírus, e de quebra ainda as faz economizar combustível.

4: Economize em energia elétrica e água

Com o homeoffice, é inevitável que o consumo de água e energia elétrica de boa parte da população irá aumentar.

Caso necessite adquirir novos produtos eletrônicos, verifique o consumo de energia do mesmo. O Selo Procel de Economia de Energia é uma medida criada pelo Inmetro para etiquetar produtos que apresentam o melhor desempenho energético em sua categoria. Dê preferência a produtos com notas A ou B, pois isso significa menos gastos com energia elétrica se comparado a produtos com notas C, D e E.

Além disso, caso seu horário de trabalho seja flexível, existe uma boa alternativa para diminuir a conta de energia. Todos os consumidores brasileiros têm uma opção diferenciada de cobrança do consumo de energia elétrica: a Tarifa Branca, em que o valor da tarifa varia de acordo com o horário de consumo. Para solicitar a mudança é preciso entrar em contato com a distribuidora correspondente por meio de seus canais de atendimento.

Em relação ao gasto de água, as calçadas, quintais e áreas externas não precisam ser lavados com tanta frequência: dê preferência à boa e velha vassoura. Caso realmente precise utilizar água, aproveite o momento para adotar o hábito de reutilizar a água da máquina de lavar nessa tarefa. Além de colaborar com o meio ambiente, você perceberá uma boa redução da tarifa de água no final do mês.

5: Verifique promoções ou descontos em serviços

Nesse momento de dificuldades financeiras, muitas empresas estão adotando novas políticas de preços e promoções que estimulam o cliente a manter (ou mesmo contratar) seus serviços.

Faça uma lista de todos os serviços que você precisa e pretende manter: como internet, plano de celular, financiamentos, plano de saúde, etc. Entre em contato com cada um deles e se informe sobre possíveis descontos ou formas de pagamento diferenciadas. Isso poderá abrandar seus gastos durante esse período.
Esperamos que esses passos tenham sido úteis para você. Lembre-se que a sua dúvida pode ser a de outras pessoas também. Portanto ajude-as compartilhando esse artigo. Até a próxima!