O avanço do novo Coronavírus obrigou as escolas das redes pública e particular a suspenderem suas atividades, interrompendo as aulas presenciais de cerca de 48 milhões de crianças e jovens. Nasceram então, nesse cenário, novos desafios para toda a área da educação. Afinal, como se adaptar ao ensino à distância (EAD)? Como torná-lo produtivo, mesmo em ambiente familiar?
A Evolui Tecnologia traz, nesse artigo, algumas dicas que irão maximizar o aprendizado dos seus filhos em casa durante esse período de quarentena. Você perceberá que, com um pouco de organização e disciplina, essa adaptação pode acontecer sem maiores dificuldades.
1- Garanta horários fixos para os estudos
A primeira dica é organizar uma rotina de estudos, em horários definidos, da mesma forma que ocorre na escola. É fundamental que se monte um cronograma, organizando os horários de estudo e as entregas de trabalhos. Ainda é possível estabelecer momentos durante o dia para a resolução de dúvidas e acompanhamento das tarefas, podendo combiná-los com as pausas das atividades de seu home office.
2- Verifique a qualidade dos equipamentos
Graças à democratização do acesso aos dispositivos móveis e internet banda larga, abordagens de aprendizagem baseada no uso de vídeos vêm sendo muito utilizadas. Mas para que elas funcionem, é preciso garantir que a qualidade dos equipamentos esteja adequada. Verifique se o áudio está em um volume agradável, se a qualidade da imagem está satisfatória, se há gargalos ou travamentos e, por fim, se a cadeira está confortável e na altura correta, afinal, serão algumas horas sentado nela.
3- Estudo online não quer dizer internet liberada
Para tornar o ensino à distância mais produtivo e até mesmo atrativo, a internet oferece conteúdos variados e dinâmicos que podem complementar os estudos. Porém, o ambiente online é repleto de distrações. Portanto, sempre verifique se o que o seu filho está buscando faz realmente parte dos estudos.
4- Atenção à desatenção
Outras formas de distração incluem: celulares e tablets, televisão, barulhos externos, conversas ou até mesmo alimentos sobre a mesa. Todos esses tipos de distração irão tirar a concentração do seu filho durante o período de estudos. Remova-os e, além de uma melhor absorção do conteúdo, você evitará a necessidade de repetir o que foi ensinado, maximizando o tempo.
5- Descanso também deve fazer parte da rotina
Assim como na escola, o período de estudo com os filhos em casa deve prever momentos de descanso, pois fadigas mental e física comprometem a assimilação de informações. Além disso, crianças são fontes inesgotáveis de energia e, portanto, devem ter em sua rotina momentos para brincar e praticar exercícios, visando mantê-las saudáveis de corpo e mente. Planeje esses momentos também!
Apesar da ser um período transitório, não se sabe até quando a pandemia pode se estender. Portanto, siga nossas dicas para criar uma rotina mais produtiva e adaptada a essa nova realidade. Até a próxima.